domingo, março 04, 2007

# salazar Outra Vez ??? #


Santa Comba Dão 03 Março 2007,
Grupo de apoiantes de salazar contra o movimento União de Resistentes Antifacistas .
E tudo isto por causa do presidente da câmara querer criar um Museu do Estado Novo em Vimieiro (terra natal de salazar).
Como é possivel ainda existirem estes momentos tão negros na nossa História, salazar outra vez??? Esta gente já esqueceu quem foi salazar? O povo está a dormir ou ainda não acordou? é que já estamos no século XXI e é importante que este pessoal acorde...Eu fiquei escandalizado quando ouvi "foi um homem bom" "ide para a vossa terra" "salazar salazar salazar " .
Depois ainda se fala da conquista da Liberdade e Democracia, será que esta gente sabe o significado uma ditadura??? salazar salazar salazar ,outra vez ? prefiro pensar que ele nunca existiu, que foi simplesmente um pesadelo que tive enquanto dormia. Acordei,ainda bem, pois tenho mesmo que esquecer que tive este pesadelo acordado.
PAULO PIMENTA

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

# MAIS UM #


MAIS UM ATAQUE NA CAPITAL IRAQUIANA PROVOCOU PELO MENOS 79 MORTOS


De facto, a violência é vista mais como entretenimento do que como chocante por muitas pessoas na maior parte das culturas modernas.

OLHANDO SOFRIMENTO DOS OUTROS Susan Sontag

# Só #

PAULO PIMENTA

"sendo na realidade o mais importante , quando nos apaixonamos loucamente , nos primeiros momentos da paixão , estamos tão cheios de vida que a morte não existe. Ao amar somos eternos. ROSA MONTERO A louca da casa

domingo, fevereiro 11, 2007

# PALHAÇOS #

OPINIÕES PARA QUÊ?
DIREITO A VOTO PARA QUÊ?
DEMOCRACIA PARA QUÊ?
LIBERDADE PARA QUÊ?
AINDA SOMOS UM PAÍS DE FUTEBOL, FADO, E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
ESTOU FARTO DE SER PORTUGUÊS.
HOJE FICOU PROVADO QUE AS PESSOAS O QUE QUEREM É SER PASSIVOS, COBARDES, FAZER DE CONTA QUE ESTÁ TUDO BEM... É DE FACTO UM DIREITO NUM ESTADO DEMOCRÁTICO.
ESTOU FARTO DE SER PORTUGUÊS, ESTOU! ESTOU! ESTOU! FARTO!!!, E TRISTE...
ABSTENÇÃO 54,6% A 57%

segunda-feira, janeiro 22, 2007

# FEZ-SE JUSTIÇA ? #














Pois é, os tribunais não gostam de pessoas comuns.Os tribunais gostam ou toleram quem os ludibria,quem faz jogo de cintura,quem chorando lhes apela ao coração ou se resguarda em milionárias defesas construídas nos interstícios da lei. Estes grupos, na sua diversidade, quase se constituem como tipos no sentido vicentino do termo, nesse espaço dramático que são as salas de audiência dos palácios da justiça.No topo desse espaço , sentados em posição de destaque e devidamente encasulados nas suas vestes, os juizes vão não só decidindo como criando de si uma imagem de serenidade e ponderação que parece tão antiga quanto o latim que identifica o tribunal como domus iustitiae.

Excerto da Crónica “Fez-se Justiça?”, de Helena Matos, publicado no Jornal Público, na pag.5, Espaço Público, Sábado 20 Janeiro 2007,sobre a sentença do sargento Luís Gomes

# PARTIR SEM CONTAR #



















Recordar é um acto ético, tem valor ético em si e por si. A memória é, dolorosamente, a única relação que podemos ter com os mortos. Por isso a crença de que a memória é um acto ético é profundo na nossa natureza enquanto humanos,que sabemos que vamos morrer, e que choramos os que seguindo o curso natural das coisas morrem antes de nós – avós, pais, professores,e velhos amigos. A insensibilidade e a aménia parecem andar de par.
OLHANDO O SOFRIMENTO DOS OUTROS de Susan Sontag

domingo, janeiro 14, 2007

# EXPOSIÇÃO NA FNAC #


As Três Primeiras MúsicasFotografias de Paulo PimentaDe 15 de Janeiro a 15 de Março de 2007Galeria Foto Fnac Sta. Catarina




















"Se há um concerto, ele está lá. Esteve sempre, ao longo dos últimos 13 anos: dos W.C. Noise aos U2, da garagem ao estádio, da primeira à última música (mesmo que só para fotografar as três primeiras). Best of de 13 anos na primeira fila, As três primeiras músicas é uma volta ao gigantesco portfolio de concertos do fotojornalista Paulo Pimenta em 40 e poucas imagens."Inês Nadais

sexta-feira, janeiro 05, 2007

# EQUÍVOCO #





«Viver, não importa como, mas viver!...`como isto é verdade, meu Deus!O homem é cobarde,mas não é menos cobarde quem lhe lança em rosto a sua cobardia!»

«Não,essas pessoas não foram feitas da mesma maneira que as outras…O verdadeiro ´senhor` a quem tudo é permitido bombardeia Toulon,arrasa Paris, ´esquece` um exército no Egipto,perde meio milhão de homens na campanha de Moscovo,salva-se por milagre em Villa,graças a um equívoco,e depois da sua morte erigem-lhe estátuas…sinal de que`tudo´lhe é permitido.Não,essas pessoas não são feitas de carne e osso,mas sim de bronze.»
DOSTOIEWSKI Crime e Castigo

quarta-feira, dezembro 20, 2006

# LUCIDEZ #


















“e os humanos são universalmente conhecidos como os únicos animais capazes de mentir , sendo certo que se às vezes o fazem por medo , e às vezes por interesse , também às vezes o fazem porque perceberam a tempo que essa era a única maneira ao seu alcance de defenderem a verdade.”

Ensaio sobre a Lucidez
José Saramago

terça-feira, dezembro 12, 2006

# PASSARAM 25 ANOS #


Já se passaram 25 anos ,menos 7 do que a Revolução dos Cravos.Hoje finalmente vão mudar de sítio, espero que sejam muito felizes,pois há coisas na vida que demoram muito tempo a alterar-se,e uma delas é a passividade social...
Barracas de Amieira S.Mamede Infesta, MATOSINHOS 12 DEZEMBRO 2006

O PAI NATAL EXISTE MESMO?









quinta-feira, novembro 23, 2006

# Encontrar #

"Todo o sistema, por mais rígido que seja,tem algures uma brecha
pela qual se pode penetrar.Muitas vezes o amor consiste em encontrar
essas brechas."
As Amantes Elfriede Jelinik

# Mesmo Aqui ao Lado... #


O provisório que se eterniza. Campanhã, Porto. Carrinhas-dormitório-muro. Atrás delas, fumegam barracas atarracadas, espreitam imagens de santos, resistem mulheres roliças, homens magros, crianças que causam espanto na escola por não terem piolhos. Dentro das barracas atarracadas, tomam-se banhos de bacia azul. Diz-se que se quer casa digna. Há mais de 20 anos que estas vozes traduzem estes dizeres. Quem as ouve? Lá fora, entre amontoados de desperdícios e dejectos, correm as crianças. Perto delas, cães farejam o entulho. Pertencem a todos sem pertencer a quem quer que seja. Como a responsabilidade do realojamento...

Ana Cristina Pereira









PORTO 2006

SEC.XXI

quarta-feira, novembro 22, 2006

# CULTIVAR... #





















































Suor, areia e dor

Não é Lisboa que amanhece, como no bem conhecido tema de Sérgio Godinho. É, antes, o Mindelo, em Cabo Verde. E anoitece. Diante do mar da Laginha, em plena baía da morna ilha de S. Vicente, o culto do corpo não difere muito do que se pratica em outras latitudes. A religião é a mesma e, se novidade existe, ela reside apenas no templo onde os fiéis exercitam os rituais da sua fé. Em vez das salas fechadas de um ginásio, o ar limpo e largo de uma praia. Em vez de confortáveis aparelhos – almofadados, cromados, impecavelmente oleados –, autênticas esculturas de ferro e maresia erigidas ao improviso e à imaginação de um povo que, embora pobre, não deixa de cuidar do próprio corpo. Bíceps, tríceps, abdominais, glúteos, deltóides, trapézios, peitorais, adutores, gémeos, extensores e rectos, nenhum músculo escapa ao afã da vaidade. Suor, areia e dor – eis a dieta que os fiéis se impõem, rigorosa como uma lei inescapável. E um e dois, e um e dois. Só de olhar já se sente a fadiga, o esforço. No fim do dia, quando, enfim, a noite cai, os corpos, como na tal canção, hão-de ir cansados para casa.

Jorge Marmelo