segunda-feira, julho 14, 2008

# Adaptarmo-nos... #




“Nas primeiras noites em que voltei a dormir numa cama só pensava como é incrível.O meu corpo estranhou e gozou cada bocadinho.É fácil adaptarmo-nos às coisas boas.É difícil habituarmo-nos às más.”

P2 Jornal Público pag. 4, Por Andreia Sanches Há coisas que têm de ficar na selva,a partir de entrevistas de Ingrid Betancourt
a Larry King, na CNN, à BBC,e aos jornais The Guardian,Libération e La Croix

sábado, julho 12, 2008

# Foi no Porto #














































FESTIVAL SUPER ROCK SUPER BOCK PORTO 27 E 28 JUNHO 2008

sexta-feira, julho 04, 2008

# Sem Título #







...depois chegam os dias em que o mundo seca e se dissolve na bruma. Não há mais vida numa árvore nua do que num poste de electricidade, nem mais viço entre o mato do que nas dunas desertas que o vento varre. A neblina desliza entre as montanhas do vulcão antigo, insinua-se pelo espaço que há entre os galhos retorcidos e deposita-se mansamente sobre os apetrechos já falecidos de uma vida esquecida algures. Ou nenhures. Ninguém atirará esta pedra. Nenhum craque loiro marcará um golo nesta rede. Pé algum voltará a calçar o que resta da triste chuteira abandonada ao definitivo rigor de uma manhã de nevoeiro. O pó ao pó, as cinzas às cinzas. Não voltes jamais à vida aonde não foste capaz de ser feliz.

Manuel Jorge Marmelo

terça-feira, julho 01, 2008

#ALGUNS MESTIÇOS#


MARCELO D2




CELESTE CAMBAZA



TOOTS E MAYTALS










THE DINAMICS






TIMBILA MUZIMBA








AMADOU E MARIAN







EXTRA GOLDEN




















FESTIVAL MESTIÇO NA CASA DA MÚSICA DE 26-29 JUNHO 2008

quarta-feira, junho 25, 2008

#BUGIADAS AQUI TÃO PERTO#
















Aqui tão perto da cidade do Porto, é em Valongo nas ruas da freguesia de Sobrado,é o São João de Valongo,chama-se as Bugiadas a mais importante manifestação cultural do concelho.
24 junho 2008

sexta-feira, junho 20, 2008

#DESILUSÃO#




PORTUGAL DIZ ADEUS AO EUROPEU...


PORTUGAL VOLTA AOS PROBLEMAS...


PORTUGUESES VOLTAM ANDAR A PENSAR DEMASIADAMENTE NA VIDA...
PORTO, 19 JUNHO 2008 AVENIDA DOS ALIADOS

segunda-feira, maio 26, 2008

# EXPOSIÇÃO EU VOU AO PORTO #













Retratos de família: uma cidade que se vê ao espelho.

Na zona oriental do Porto cruzam-se auto-estradas e quintais, bairros sociais degradados e amplas alamedas arborizadas. Quem por lá passa não acredita que está no Porto. Quem por lá mora também não. Quando saem do seu bairro as pessoas dizem “vou ao Porto”.

O Visões Úteis percorreu o Porto oriental num táxi com o espectáculo "O Resto do Mundo". Depois, o fotógrafo Paulo Pimenta focou o olhar nas pessoas, mais do que no cenário das ruas. Sete famílias, de São Pedro, Azevedo, Lagarteiro, Cerco do Porto e São João de Deus, foram por ele fotografadas onde moram, no local de origem e no Porto que desejam, em retratos de família que desenham o mapa da cidade. Um Porto de gente com cidades dentro.

“Vou ao Porto” é um trabalho que confronta e inclui processos de criação em arte contemporânea com população normalmente distante da produção artística e cujo quotidiano é marcado pelo afastamento e pela exclusão: de comodidades urbanas, do enquadramento turístico, dos serviços, dos outros.

“Vou ao Porto” é também a evolução natural do contacto anterior, o prolongamento das relações que se estabelecem entre pessoas que vivem (n)a mesma cidade. É ainda um modo de devolver o Porto aos seus habitantes: as famílias aqui retratadas são semelhantes a tantas outras, e distintas por isso mesmo, saem do bairro e vivem a cidade; por outro lado, a cidade que nunca entra nos bairros é confrontada com as famílias que os habitam. Todos cidadãos do Porto, em família, como nas fotografias.
























“Vou ao Porto”
fotografia de Paulo Pimenta
retratos de famílias dos bairros do Porto


XXI FITEI – programação paralela
Estação de Metro Campo 24 de Agosto
31 de Maio a 8 de Junho das 10h às 22h

uma produção do fotógrafo Paulo Pimenta e da companhia de teatro Visões Úteis
com o apoio do XXXI FITEI

outros apoios: Metro do Porto, Domus Social, Junta de Freguesia de Campanhã, Fundação Filos, Pular a Cerca II (Programa Escolhas)

Um agradecimento muito especial a todas as famílias que tão generosamente participaram neste projecto.


Paulo Pimenta

Fotojornalista do jornal Público desde 1997. Tem o Curso Superior de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto (ESAP, 1994). Colaborou com o grupo “Impala”, no jornal “Tal e Qual”, revista “Hei”e revista “Visão”. Tem desenvolvido trabalho regular na área das artes performativas com criadores do Porto. Colabora regulamente com o Visões Úteis desde o ano 2000.
http://paulopimenta.blogspot.com/


Visões Úteis
Companhia de teatro profissional fundada no Porto em 1994. Até final de 2007 criou e produziu 28 espectáculos de teatro, dois audio-walks e quatro festivais/ encontros de criadores.

Desde a sua fundação que a actividade do Visões Úteis se desdobra em diversos projectos paralelos à criação, apresentação e itinerância de espectáculos de teatro que traduzem o desejo de confronto com outras áreas artísticas — através da organização de encontros de criadores e da produção de exposições e concertos — e com públicos normalmente distantes da produção artística — apresentação de espectáculos em estabelecimentos prisionais, em pequenas localidades do interior e em diferentes espaços urbanos, trabalho com crianças e jovens de áreas carenciadas e com público escolar. Esta diversificação passa também pelo enquadramento dos novos processos digitais de criação, organização e difusão de conteúdos, pela criação e produção em áreas transdisciplinares e pela internacionalização.

Em 2001 o Visões Úteis foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade do Porto - Grau Ouro, em reconhecimento da sua acção de divulgação artística junto de públicos diversificados, e no mesmo ano deslocou-se ao Parlamento Europeu, onde apresentou, a convite da Comissão de Cultura, uma comunicação sobre o seu percurso pessoal em articulação com uma ideia de cultura e acesso à cultura na Europa.

http://www.visoesuteis.pt/

terça-feira, maio 06, 2008

# Café Müller Pina Bausch #



















































































Lisboa 03 Maio 2008
Teatro São Luiz