sábado, agosto 22, 2009

# Ensaio I #


























“Estiveste alguma vez apaixonado? É horrivel, não é ?Fica-se tão vulnerável?Ficas com o peito e o coração abertos e outra pessoa pode entrar dentro de ti e revolver-te por dentro . Constróis todas essas defesas, constróis uma armadura que te cobre de alto a baixo para que ninguém te possa ferir, e depois uma pessoa estúpida, igual a qualquer outra pessoa estúpida,atravessa-se na tua estúpida vida...Dás-lhe um bocado de ti. Não to pediram. Fizeram um dia uma estupidez qualquer, como beijar-te ou sorrir-te, e a tua vida deixou daí em diante de ser tua. O amor faz reféns. Entra dentro de ti . Come-te e deixa-te a chorar no escuro, e é assim que uma simples frase do tipo «talvez devêssemos ser só amigos» se transforma num estilhaço de vidro que te vai direito ao coração. Dói.Não é só na imginação . Não é só mental. É uma dor da alma, uma dor real que te invade e te rasga e te parte.Odeio o amor.”
Neil Gaiman,o autor do romance da banda desenhada The Sandman.
Retirado do livro VIOLÊNCIA de SLAVOJ žIžek

segunda-feira, agosto 17, 2009

domingo, agosto 02, 2009

# E ISTO É UM HOMEM #









































































Auschwitz - Birkenau
Polónia Junho 2009

Se Isto É Um Homem

Vós que viveis tranquilos
Nas vossas casas aquecidas,
Vós que encontrais regressando à noite
Comida quente e rostos amigos:
Considerai se isto é um homem
Quem trabalha na lama
Quem não conhece paz
Quem luta por meio pão
Quem morre por um sim ou por um não.
Considerai se isto é uma mulher,
Sem cabelos e sem nome
Sem mais força para recordar
Vazios os olhos e frio o regaço
Como uma rã no Inverno.
Meditai que isto aconteceu:
Recomendo-vos estas palavras.
Esculpi-as no vosso coração
Estando em casa andando pela rua,
Ao deitar-vos e ao levantar-vos;
Repeti-as aos vossos filhos.
Ou então que desmorone a vossa casa,
Que a doença vos entreve,
Que os vossos filhos vos virem a cara.

PRIMO LEVI

terça-feira, julho 14, 2009

# VOCÊS... #













Lisboa, 10 Julho 2009

# Posso sentar-me? Obrigado.






























































"Acontece-me, quando estou quase a adormecer, naquele território de fronteira em que ainda sabemos quem somos ,ou julgamos saber, mas em que já não conseguimos abrir os olhos, acontece-me sonhar que voltei a ser uma pessoa, e torno a experimentar sentimentos e a rir e a chorar.Sonho que amo, e que sou amada. Sinto o assombro e a alegria dos amantes correspondidos,
Posso sentar-me?Obrigada."
BARROCO TROPICAL
José Eduardo Agualusa