sexta-feira, julho 09, 2010

Inauguração Exposição

Abertura da exposição de fotografia e lançamento do catálogo das reportagens vencedoras do Prémio de Fotojornalismo 2010 Estação Imagem / Mora
Dia 10 Julho , pelas 16h30, no Pavilhão Municipal de Exposição de Mora

#PP_LINHA_SABOR_04
#PP_LINHA_SABOR_01

Paulo Pimenta
Ricardo Meireles
Nelson Garrido
João Carvalho Pina
Nacho Doce
Nelson D`Aires
Guillaume Pazat
Nuno André Ferreira
Gonçalo Rosa da Silva
Jorge Monteiro

domingo, junho 20, 2010

# " No dia seguinte ninguém morreu " #

OBRIGADO JOSÉ SARAMAGO

PP_SARAMAGO
“Ele adormeceu, ela não.Então ela, a morte, levantou-se, abriu a bolsa que tinha deixado na sala e retirou a carta de cor violeta. Olhou em redor como se tivesse à procura de um lugar onde a pudesse deixar, sobre o piano, metida entre as cordas do violoncelo, ou então no próprio quarto, debaixo da almofada em que a cabeça do homem descansava. Não o fez. Saiu para a cozinha , acendeu um fósforo, um fósforo humilde, ela que poderia desfazer o papel com o olhar, reduzi-lo a uma impalpável poeira , ela que poderia pegar-lhe fogo só com o contacto dos dedos, e era um simples fósforo, o fósforo comum, o fósforo de todos os dias, que fazia arder a carta da morte, essa que só a morte podia destruir.Não ficaram cinzas. A morte voltou para a cama , abraçou-se ao homeme , sem compreender o que lhe estava a suceder, ela que nunca dormia , sentiu que o sono lhe fazia descair suavemente as pálpebras. No dia seguinte ninguém morreu.”
JOSÉ SARAMAGO
As Intermitências da Morte
PP_SARAMAGO3_300304.jpg
"O erro é crer que a culpa terá de ser entendida da mesma maneira por deus e pelos homens, disse um dos anjos,"
JOSÉ SARAMAGO
CAIM

sexta-feira, junho 11, 2010

# Mais braço, menos braço - 10 #

Porque insistem em falar-me da Nikita? Já disse que não tenho mais nada a dizer sobre ela. Se a vi? Vi, vejo-a muitas vezes, mas não pensem que é por isso que vos direi onde ela está. Façam de conta que morreu. É isso que ela me costuma dizer, quando lhe falo do vosso interesse. "Diz-lhes que façam de conta que morri", tal qual. Desapareceu porque quis, não foi raptada, ninguém a forçou. Cansou-se. Vocês nunca se cansam? Ela cansou-se e acho mesmo que nunca mais a verão. Ou talvez me engane, quem sabe? O que conta é que não vale a pena insistirem. Ela quer que a deixem em paz. Se algum dia mudar de ideias, ela próprio vos dirá. E, agora, vá. O meu nome é Nina. Querem saber de mim? Porque da Nikita não volto a falar.
Tatiana Irianova
A Nikita foi vista pela última vez a 13 Maio em Fátima
http://paulopimenta.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

A1
A3
A4
A2

A6

quarta-feira, junho 09, 2010

# Lx 3 dias #

É a minha cidade, e não sei se é a minha cidade. Homens dobrados, embrulhados em panos, encapuçados como na Idade Média. Preto-e-branco, sim, tens toda a razão. Esta cidade é a preto-e-branco: onde foi que a perdemos?
No pátio dos antigos inquisidores, as placas pedem desculpa por há 500 anos, e aqueles que estão vivos agora sentam-se a olhar para nada e ninguém os vê. Africanos no pátio, nas escadas de pedra, nas escadas rolantes, no banco de metro com um cartaz por cima a dizer Soul. Muçulmanos de barretinho e túnica que à sexta se curvam em vãos-de-escada ali para trás, Rua de São José, Martim Moniz, Mouraria. E na colina o castelo de mentira, com as suas bandeiras mata-mouros, tão airoso. E cá em baixo o triunfo da banca, a hipoteca, a bancarrota, nós mesmos, com pedrinhas de calçada, calçadinha, e bancos de pedra design. Que alguém durma, pelo menos. Venha o sono e acordemos noutro lugar.
Ruínas e portas entaipadas, braços fechados a quem chega. Mas não nos lembramos de quem somos, não nos lembramos de quando partimos, Paris, Newark, Caracas, o mundo?
Um gato ao sol, afortunado, seja.
Alexandra Lucas Coelho jornalista do Jornal Público

1
2
3
4

# uma fraqueza maior #

1
2
3
4
5
6
7
8
“duas fraquezas não fazem uma fraqueza maior,fazem uma força nova , provavelmente não é assim nem nunca foi, mas há ocasiões em que conviria que o fosse,”
A CAVERNA
José Saramago

# morrerá do riso #

Porto, 08 Junho 2010
p1
p2
p3
“Este mundo não morrerá de uma bomba atómica, como dizem os jornais, morrerá de riso,de banalidade, fazendo uma piada de tudo, e aliás uma piada sem graça.”

A SOMBRA DO VENTO
Carlos Ruiz Zafón

segunda-feira, junho 07, 2010

# Regresso a Custóias #

Existem momentos Mágicos e pessoas Mágicas que conseguem criar coisas com utilidade para o ser Humano.
Espectáculo do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira 26 de Maio no Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias, às 21h00

01
02
03
04
05
06
07
08

sexta-feira, maio 21, 2010

# As Pessoas...#

a1
a2
a3
a4
a5
“as pessoas deviam hesitar, antes de lançar calúnias. A moralidade de uma pessoa é, normalmente, uma viagem de dois sentidos – depende apenas do troço em que as apanhamos.”
Os espaços em branco
Samantha Harvey

quarta-feira, maio 12, 2010

# Faltam 2 dias ...#

para o Papa Bento XVI chegar á cidade do Porto
c1
c3
c2
c4
c5

domingo, abril 25, 2010

# Muito Obrigado,Muito Feliz...#

Vencedor do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora. O trabalho vencedor aborda o abandono a que está votada a linha de comboio do Sabor.
O júri internacional, presidido por Ayperi Ecer, vice-presidente do Departamento de Fotografia da Reuters e que presidiu também à edição deste ano do World Press Photo, distinguiu uma reportagem do fotojornalista do PÚBLICO sobre a Linha do Sabor.
http://www.estacao-imagem.com/home.html

http://blogs.publico.pt/artephotographica/

http://www.publico.pt/Cultura/grande-premio-internacional-de-fotojornalismo-para-fotografo-do-publico_1433851

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1060448.html

N_sabor001
N_sabor002
N_sabor003
N_sabor004
N_sabor005

N_sabor0064068/4550020219_76b7360be6_o.jpg" width="567" height="377" alt="N_sabor007" />
N_sabor008
N_sabor009
É PARA TI MÃE, UM GRANDE BEIJINHO