sexta-feira, maio 15, 2009

# Mais braço, menos braço - 9 #

Nikita descoberta a peregrinar em Fátima

Ainda é pouco conhecida do público, mas Nikita não passou despercebida a qualquer das pessoas que com ela se cruzaram. O Uz descobriu-a a milhares de quilómetros de casa, em Portugal, perdida no meio de milhares de anónimos que seguiam, a pé, em direcção a Fátima. Compenetrada, silenciosa, Nikita não quis revelar o que a levou ali. Se era promessa, devoção ou curiosidade. Entrevistas, só depois do filme. Durante três dias, o Uz acompanhou uma Nikita fugidia, por caminhos esconsos, até ao Santuário. Aí, refugiou-se entre a multidão e, mais uma vez, desapareceu, depois de se despedir da imagem de Fátima, agitando lentamente um lenço negro.

Para o Uz, Tatiana Irianova




































# CORAÇÕES AO ALTO PERDENDO-SE NA TERRA #
















terça-feira, maio 12, 2009

sexta-feira, maio 08, 2009

# Crónica de um Naufrágio Anunciado II #






E quando o Inverno termina e a luz do entardecer desenha sombras profundas na areia? Tu sabes: a praia está semeada de sapatos abandonados que são como corpos cansados pela sofreguidão da cópula; os areais estão ainda desertos e esses melancólicos sapatos (desirmanados, solteiros, solitários) são as testemunhas que restam dos dias em que os casais se aproximam demais da rebentação das ondas, do lume que há no meio da tempestade, e abandonam as roupas ao temporal e o calçado à turbulência das vagas. São náufragos, sim, esses sapatos, mas não foram vítimas do mar – são apenas a delicada razão pela qual trazes sempre um pé descalço quando chega o Verão.
Manuel Jorge Marmelo

quinta-feira, maio 07, 2009

# Mais braço, menos braço - 8 #

Ele disse
- Vai-te matar
E eu disse
- Vai tu
E não voltei a pensar nisso.
Hoje fui ao e-mail, vi as fotografias da miúda que vai substituir a Valéria no filme e pensei: isto está mesmo a acontecer. As ameaças não são a ameaça. A ameaça é ela, e a vida continua.
Portanto, se ele me voltar a dizer
- Vai-te matar
Agora eu digo
- Está bem. Sempre andei com cianeto no bilhete de identidade.

M.A.




























sábado, maio 02, 2009

sexta-feira, maio 01, 2009

quinta-feira, abril 23, 2009

# Mais braço, menos braço - 6 #

Ontem vi um filme em que um homem dizia que para ir ao Pólo Norte bastava-lhe pensar nisso. Eu e a Valéria éramos assim. Quando queríamos estar uma com a outra pensávamos nisso. Tenho andado a tentar, mas agora não funciona. Acho que é preciso duas cabeças para haver telepatia e a tua, da última vez que a vi, estava a dormir de olhos abertos em cima do tronco de uma árvore. A minha também andado a dormir desde que abri o envelope. Quando era pequena sabia que nunca se aceita nada de um estranho. Devia ter mandado o envelope para trás. Assim na minha cabeça a tua cabeça continuava viva, e eu já podia voltar a ir ao Pólo Norte.
M.A.









# ANZOL #


Dia 23 e 24 de Abril TEATRO  VILA REAL  22.00 horas