segunda-feira, julho 22, 2013

# Participação Encontrarte Amares 2013 #

Estarei por lá de 25 a 28 Julho com um trabalho " E tempo a passar"

http://encontrarte.pt/encontrarte/?page_id=835

Projecto sobre a crise em Portugal



PERCURSO PELA CIDADE, CRISE, DESILUSÃO, VAZIO. Fotografias de Paulo Pimenta

“É sempre irracional? Que todos os homens precisam de sonhar, mesmo que saibam que os sonhos são apenas isso, sonhos?”

“Quantas vezes os sonhos se desfaziam entre os dedos precisamente quando pareciam ao alcance da mão?”

José Manuel Fajardo, in “Demónios à minha porta”

 
01 02 03 04 05 06 07 08

Viajo pela cidade numa rotina diária, fazendo percursos sem destino e encontrando seres abandonados, deitados no chão, num sono profundo. Cobertos por jornais, cobertores e caixas de cartão. Lá estão eles a dormir mais uma vez durante o dia. Vou viajando pelas ruas, encontrando estas criaturas desligadas do mundo enquanto a cidade permanece sempre acordada. Carros a apitar, crianças a gritar, transeuntes a falar ao telemóvel, absorvidos pelos seus inadiáveis compromissos. Chuva, sol, vento e frio. E eles continuam a repousar sobre o mais duro dos leitos, num sono tão profundo que me leva a imaginar o que sonham. Mas será que sonham?

Viajo pela cidade e cada vez encontro mais lojas fechadas, casas abandonadas, pessoas a desesperar, a irem embora, manifestações, lutas, desilusão, desemprego, memórias de sítios que já não existem. É a actualidade do meu país, é a instabilidade, o medo, a incerteza, a tristeza dos meus amigos ou conhecidos. São pais que têm vergonha de pedir e passam fome para dar comida aos seus filhos, crianças que só têm uma refeição por dia na escola. Todos os dias aumenta o desemprego, a pobreza, fome, a austeridade, o fosso entre classes sociais.

Será que vale a pena sonhar acordado? Ou sonhar a dormir? O que vai fazer mais a troika pelo poder económico? Até onde estas pessoas poderão ir, e nós até quando aguentamos?

Os demónios vão continuar à minha porta?

O meu trabalho será apresentado em forma de instalação, com som, as imagens em slideshow, e terá aproximadamente quatro minutos de projecção.

09

Nenhum comentário: