terça-feira, abril 17, 2012

# Inauguração da Exposição Histórias Fora de Palco do Grupo de Teatro Crinabel #

Lisboa, 27 MARÇO 2012
Obrigado a todos, muito OBRIGADO

A dádiva

O nosso espaço é uma coisa sagrada. É o lugar onde somos nós, sem sombras nem máscaras, e onde só entra quem convidamos a entrar. Para a maior parte de nós, esse convite tornou-se algo banal. Muitas vezes nem pensamos muito nisso. Vêm amigos, conhecidos, familiares, e a todos abrimos a porta. Mas há alguns de nós que são zelosos desse espaço pessoal. Encantado porque é privado, fechado, escondido. Conseguir permissão de acesso nestes casos só pode ser encarado como uma dádiva.
A relação do Paulo Pimenta com o Crinabel Teatro já tem anos. Tem sido construída assente no carinho, no respeito e no sentimento que ele sempre traz de lá de que recebeu muito mais do que aquilo que ofereceu. Quando me pediu para escrever exactamente o que sentia quando olhava as fotografias que compõem a exposição “Histórias Fora de Palco” foi toda essa amálgama de sentimentos que vi, espelhada nos catorze retratos captados pelo Paulo.
O que eu vejo é uma dádiva. E uma enorme ternura. É impossível não sentir a confiança da Ana no fotógrafo, quando se deixa captar assim, deitada entre os cadernos das suas histórias. Uma confiança que se liberta também do abandono ao sol do Tomás, encostado a uma parede pintada. E há (pelo menos eu vejo-o) uma enorme cumplicidade no riso de António, deitado na cama, no grito largo da Ana Isabel ou no abraço com que a Carolina rodeia a sua caixa de cartas de amor...
Não posso deixar de sentir que todos eles estão a franquear ao Paulo o acesso a um espaço, físico ou mental, que está vedado à maior parte das pessoas. Ele retribuiu-lhes com retratos belos e sensíveis. Mas não tenho qualquer dúvida que o Paulo sabe o privilégio que lhe foi dado, ao deixarem-no entrar, assim, na intimidade do Sérgio, do Rui, da Andreia, do Filipe, do João, da Manuela ou da Joana (que ele diz, com tristeza, “já partiu”). E, se lhe perguntarem, tenho a certeza que, mais uma vez, o Paulo irá dizer que os elementos do Crinabel Teatro lhe deram infinitamente mais do que aquilo que ele lhes está a oferecer.
Patrícia Carvalho


01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13

2 comentários:

grouchomarx disse...

a ultima foto e' deliciosa.
grouchomarx

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gosto muito de fotos a preto e
branco. Nestas fotos há um rapaz que
eu conheço. São fotos de pessoas
do povo e isso eu admiro.
Voltarei sempre que possa.
Um abraço
Irene Albes